Notícias

Ramalho conhece a fábrica da válvula que fez seu coração voltar à vida

Em visita à empresa, onde o genro trabalhava, ele conheceu a funcionária que costurou a válvula que permitiu que visse - até agora - mais quatro bisnetos nascerem

Escrito por Millena Grigoleti - Diário da Região


O aposentado Ramalho Domingues Azanha pode chegar aos 89 anos e ver o nascimento de mais quatro bisnetos graças a uma cirurgia pela qual passou em 2013, em que uma válvula foi inserida em seu coração por cateter - por causa da idade avançada, seria arriscado fazer uma operação de peito aberto. Neste ano, ele pode conhecer a fábrica da válvula que proporcionou tantas experiências, a Braile Biomédica, em Rio Preto, onde um genro seu atuava como engenheiro. 

A oportunidade de colocar a válvula aconteceu por meio de uma neta que também trabalhava na empresa. Ramalho não tinha alternativa cirúrgica por causa da idade, então convivia com a estenose aórtica. Ela conhecia um cardiologista de São Paulo, cidade onde o avô mora. Foi quando o especialista sugeriu a cirurgia para implantação da válvula Inovare Transcateter para o homem, que foi. Como explica a advogada e gestora da empresa Patrícia Braile, a estenose aórtica diminui a abertura da válvula aórtica, dificultando o fluxo de sangue no coração. Em poucos dias após o procedimento Ramalho estava bem e de volta em casa. 

"A minha válvula aórtica tinha calcificado, estava quase toda fechada e dava sopro no coração. O sangue voltava para trás e o coração começou a ficar grande, quase não cabendo na caixa torácica", conta Ramalho. Em uma ocasião, sentiu-se tão mal do coração que caiu de uma escada alta e bateu com a cabeça, ficando desacordado por horas. Antes da cirurgia o idoso, preocupado, perguntou se o doutor já havia colocado equipamento como a válvula em outro paciente. "Ele falou 'eu coloquei umas 300, ninguém morreu até hoje'. Meu genro foi trabalhar aí, minha neta foi trabalhar, aí aconteceu tudo. isso. Parece que foi a mão de Deus. Ele guiando todas essas pessoas especiais deu margem para eu viver", diz.

O idoso afirma que está bem, sem colesterol, diabetes ou hipertensão. "Faço caminhada, moro na Serra da Cantareira. Estou podendo andar, não estou mais sentido as molezas que sentia, graças a Deus não estou sentindo mais nada. Não tenho do que queixar, como bem, durmo bem. Deus em primeiro lugar, em segundo a válvula", brinca. Como não gosta do frio paulistano, todos os anos vem para Rio Preto na época do inverno e fica em uma casa anexa à residência da filha e do genro. "Quando aí (Rio Preto) está 22 graus aqui está seis graus."

Em julho, em uma dessas visitas, conheceu a Braile e toda a estrutura de montagem das válvulas. "Andou comigo, mostrou toda a sequência da fabricação da válvula que eu tenho, até a moça que costura. Eu agradeci ela", conta. Essa "heroína" é a funcionária Solange Dourado. Ele aprovou o passeio. "É claro que eu gostei, fui homenageado como se fosse um ator de cinema."

O aposentado é casado há cerca de 64 anos (desde 1954) com Geni Garcia. "Nós estamos juntos, cumprimos o voto matrimonial até agora, o que não está acontecendo com os casais. Casa, descasa, não sei por que." Os frutos desse relacionamento são oito filhos, sendo um adotivo, sete netos e nove bisnetos. 

Ramalho garante que dá preferência aos alimentos naturais. "De acordo com o que Deus mandou. Se você ler Levíticos, capítulo 11, versículos de um a 47, come de acordo com o que Deus mandou. Ele que sabe, ele que fez a gente", acredita. "Quem fez o automóvel sabe o que vai no óleo, Ele sabe o que tem que comer."

De acordo com Patrícia Braile, a válvula Inovare é uma prótese feita de pericárdio bovino e uma grade metálica. "Participam de sua confecção cerca de 50 colaboradores. O tempo total de produção desde a seleção da matéria prima no frigorífico até o final do período de quarentena da esterilização gira em torno de 30 dias", explica. 

Em Ramalho foi implantado o tipo de Inovare Transcateter, para eliminar a necessidade de abrir o peito, o que pode ser perigoso para os idosos. "Este procedimento possui menor tempo de cirurgia e tempo de internação na UTI, além de possuir uma recuperação mais rápida para o paciente. Além de ser indicada para o tratamento da estenose aórtica, a Válvula Transcateter Inovare, também é indicada para substituição de bioprótese aórtica ou mitral disfuncional", diz a gestora. 

Patrícia fala que visitas como a de Ramalho fazem a equipe ficar feliz e se sentir recompensada. "Nosso propósito como empresa é ajudar a salvar a vida das pessoas, a cuidar das pessoas. Quando a gente recebe uma pessoa que com nosso produto está vivendo, está feliz e mudou completamente a vida é a realização do nosso produto, é maravilhoso", afirma. 

 

Matéria publicada originalmente no Jornal Diário da Região.