Notícias

PRODUTO NACIONAL CONTRA COVID-19 É LANÇADO PELA BRAILE BIOMÉDICA

Sistema Solis, o “pulmão artificial” é desenvolvido em tempo recorde

 

Já dizia Albert Einstein, “no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. E com característica de empresa inovadora, a Braile Biomédica mostrou mais uma vez a força da Indústria Nacional, que está à frente do tempo e que faz jus ao seu propósito forte de cuidar das pessoas, desenvolvendo e fabricando um produto pioneiro no Brasil para auxiliar pacientes graves no tratamento da Covid-19, em apenas 6 meses.

O Sistema SOLIS foi desenvolvido em parceria com o Instituto Eldorado e Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e consiste na Oxigenação por Membrana Extracorpórea, ECMO em inglês, uma forma de respiração extracorporal. Ele será utilizado em pacientes graves com Covid-19 quando a ventilação mecânica não estiver mais surtindo efeito, ajudando a manter o paciente vivo até que a doença regrida.

O Sistema Solis pode exercer simultaneamente a função do pulmão e do coração em pacientes em que um desses órgãos ou ambos – perdeu temporariamente a capacidade de realizar estas funções.

O processo de desenvolvimento do produto foi complexo, mas a tecnologia e a pressão da pandemia, ligadas ao know how das empresas envolvidas fez com que fosse possível torná-lo realidade em tempo recorde.

De acordo com Fernando Oliveira, Especialista em Desenvolvimento de Produtos da Braile Biomédica, o projeto do sistema eletromédico Solis levou seis meses desde a decisão de fazê-lo até o registro da Anvisa publicado no Diário Oficial da União. Em qualquer outro período sem a pandemia da Covid-19, um projeto dessa complexidade levaria em média dois anos para ser concluído. “Apesar dessa redução drástica no tempo de desenvolvimento, a qualidade e segurança do produto não foi sacrificada em nenhum momento! Essa conquista em tão pouco tempo só foi possível devido à estratégia tomada no desenvolvimento diante da pandemia: simplificações da arquitetura do produto utilizando tecnologias já disponíveis no mercado; maior facilidade na negociação com entidades para obtenção de financiamento; criação de uma força-tarefa com o Instituto Eldorado com aumento expressivo de mão de obra qualificada para as atividades de desenvolvimento; maior empenho dos fornecedores em atender os prazos e enquadramento do projeto na RDC n°349/2020 da Anvisa que reduziu significativamente a duração do processo de registro do produto.”

O Sistema SOLIS é indicado para adultos ou crianças também em casos de transplante de coração, infarto do miocárdio, parada cardíaca e insuficiência respiratória aguda, condição também causada pelo novo coronavírus, no qual há inflamação dos brônquios e o comprometimento dos alvéolos, pequenas estruturas que compõem o sistema respiratório, e funcionam levando o oxigênio à corrente sanguínea.

                         

 

PRODUTO JÁ ESTÁ SALVANDO VIDAS

O lançamento oficial do Sistema Solis será dia 26 de janeiro, mas o produto já está sendo comercializado. O primeiro sistema foi diretamente para o estado do Ceará, com perspectivas de novas vendas para o estado ainda este mês de janeiro/2021.

Para Denes Andrade, Sócio Diretor da Resmedical (distribuidora da Braile no Ceará), “ter um produto nacional da Braile neste momento faz uma enorme diferença e nos enche de orgulho ter sido a primeira empresa no Brasil a adquirir este produto para atender os pacientes em nossa região. ”

Henrique Mello, Gerente Comercial Nacional, reflete sobre a diferença que o Sistema Solis irá fazer. “Fabricado por uma empresa local, possibilitará uma expansão do tratamento a nível nacional. ”

De acordo ainda com Henrique, fazendo uma breve retrospectiva, Brasil e França iniciaram o tratamento de ECMO na mesma época, meados de 2009, como alternativa para tratamento da pandemia de H1N1. De lá para cá a França e outros países desenvolvidos difundiram a técnica e no Brasil o tratamento está restrito a pequenos nichos. “Esperamos que o Sistema SOLIS Braile suporte a evolução do tratamento, pensando não somente no momento atual de enfrentamento ao COVID, mas também para as outras terapias que se aplicam. ”

As expectativas para o comércio exterior também são animadoras. Por ser uma empresa reconhecida internacionalmente pela qualidade e acessibilidade dos produtos, desde o início da pandemia a Braile Biomédica tem recebido solicitações de diferentes partes do mundo em busca de soluções eficazes para o tratamento da Covid-19 e uma delas era o ECMO, uma forma de respiração extracorporal, um dos únicos tratamentos eficazes para pacientes críticos com a doença. De acordo com a Coordenadora do Comércio Exterior, Milena Fachini dos Santos Bossa “Nós já temos solicitações da Alemanha, Ucrânia, Colômbia e Venezuela e após o lançamento deveremos receber muito mais”.

A Braile Biomédica acredita que a vida vem sempre em primeiro lugar e aposta fortemente neste produto para auxiliar pessoas do nosso país e do mundo a vencerem a luta pela vida.

 

VÍDEO OFICIAL - CLIQUE AQUI!