Notícias

Primeiro procedimento de Inovare via Transfemoral na India

Mais um momento decisivo na vanguarda da tecnologia em produtos cardiovasculares em todo o mundo. Acabam de ser realizados na Índia, com enorme sucesso, os implantes de duas válvulas Inovare transfemoral, da Braile Biomédica, de São José do Rio Preto, SP. Com esses, quatro pacientes têm o novo dispositivo de correção cirúrgica do coração, minimamente invasiva, por acesso femoral. Os procedimentos aconteceram no SIMS Hospital, na cidade de Chennai, pelos cirurgiões A. B Gopalamurugan e Prashant Vaijyanath. Há pouco mais de dois meses, em São Paulo, aconteceu o primeiro implante da Inovare Transfemoral, realizado pelo heart team da Escola Paulista de Medicina. Esses três procedimentos marcam a inédita e promissora fase de via de acesso para implantes da já premiadíssima TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implantation) Inovare®. Vale lembrar que a Inovare foi desenvolvida pela Braile Biomédica em colaboração com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), com apoio da FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). O produto, um dos mais importantes avanços na correção cirúrgica de doenças do coração da atualidade, é fruto de uma vitoriosa e pioneira parceria entre indústria e universidade, representada pelos professores Dr. Domingo Braile, Dr. Ênio Buffolo, Dr. José Honorio A. Palma da Fonseca e Dr. Diego Felipe Gaia, da Escola Paulista de Medicina. No desenvolvimento da Transcateter Inovare por via transfemoral, à equipe juntou-se ao cardiologista intervencionista Dr. Henrique Ribeiro, do Instituto do Coração de São Paulo. Para possibilitar este novo acesso, foi desenvolvido um novo dispositivo de entrega de alta complexidade, e que garante procedimentos ainda menos invasivos. 
Essa nova versão da TAVI Inovare já está em processo de registro na ANVISA.
De 2012, quando foi lançada, até hoje, somam-se
cerca de 750 implantes de Inovare (via transapical e via transaórtica) realizados em pacientes do Brasil e de outros países da América Latina e Índia. 
Os procedimentos na Índia contaram com o suporte de um time de especialistas de produtos da Braile Biomédica, Vinicius Ladeia e Guilherme Custódio, e também da empresa Elysian Fields, os consultores Gavin French e Silvia Dini.