Notícias

Pandemia e alta do dólar empurram cerca de 50 mil para a fila de cirurgia cardíaca no SUS

 

A pandemia da Covid-19 e a alta do dólar travaram ainda mais as cirurgias cardíacas no SUS, somando cerca de 50 mil pacientes a lista de espera!

De acordo com o Presidente da SBCCV, Eduardo Rocha, há dois motivos principais responsáveis pela fila: a pandemia, que represou as cirurgias para garantir leitos de UTI para outros doentes e a falta de reajuste da tabela desses produtos, no SUS, fazendo com que muitas empresas deixem de distribuir.

Isso porque a "tabela SUS", que registra o valor pago pelo governo federal para diversos procedimentos no SUS, como as cirurgias cardiovasculares com circulação extracorpórea (que exigem válvulas, cânulas, oxigenadores) não possuem reajuste desde 2002. Sem reajuste para os pagamentos e com a alta do dólar e inflação, a conta não fecha.

De acordo com a Presidente da Braile Biomédica, Patrícia Braile, o kit usado em cirurgia com circulação extracorpórea, por exemplo, está sem reajuste há 19 anos. "Há risco de desabastecimento. Muitos insumos e matérias-primas são importadas dos Estados Unidos e Europa e os valores são em euro e em dólar, o que eleva muito os custos", disse Patricia para a reportagem.

Confira matéria completa e acompanhe a situação pelo link: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/10/pandemia-e-alta-do-dolar-empurram-cerca-de-50-mil-para-fila-de-cirurgia-cardiaca-no-sus.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa