Notícias

Endoprótese personalizada nacional é desenvolvida para atender pacientes com doença de válvula aórtica

Matéria originalmente publicada no site da Veja. Acesse clicando aqui!

 

O Endobentall, uma endoprótese com válvula transcateter Inovare® acoplada, apresenta uma alternativa para o tratamento de pacientes com doença de válvula aórtica associada à doença no segmento da aorta ascendente, no qual o procedimento padrão ouro (a cirurgia de Bentall de Bono) é contraindicado.

No estágio atual da tecnologia, esse tipo de endoprótese é personalizada para cada paciente. A análise técnica é realizada por especialistas da empresa e o produto é desenvolvido por uma equipe de engenharia, respeitando todas as características anatômicas do paciente.

O estudo iniciou-se em 2016, passou por validações de protótipos e chegou em fase de implante em pacientes específicos, sob autorização especial para uso compassivo de Agências Sanitárias Reguladoras. O produto é inédito e leva a assinatura da Braile Biomédica.

Para ter acesso a um dispositivo como esse é necessário que o médico veja a necessidade do paciente, e se ele se enquadra nas indicações da prótese para então recomendá-la. O paciente deve sempre procurar um médico especialista na área e confiar na sua indicação, pois só ele poderá indicar um tratamento específico.

A apresentação do Endobentall aconteceu durante o evento EuroPCR, em Paris, na França, pelo cirurgião cardiovascular Dr. Diego Gaia. O trabalho sobre essa solução foi escolhido entre os oito melhores projetos, em um universo de 1400, destacando-se como uma das principais inovações do mundo na área da cardiologia da atualidade.

“O Endobental é um grande avanço que estamos trazendo para a humanidade e todos que assistiram à apresentação nos parabenizaram por mais uma ‘revolução no campo da cardiologia’, disse o diretor executivo da empresa, Rafael Braile.

O Endobentall é desenvolvido com tecnologia nacional de ponta. Seu nome foi escolhido por referenciar a cirurgia de Bentall e De Bono, consagrada técnica que até então não podia ser realizada em pacientes com alto risco cirúrgico, ou inoperáveis.

A Braile Biomédica possui patenteado o dispositivo EndoBentall, sendo de exclusiva fabricação da empresa. Atualmente para realização de casos utilizando a prótese é necessária uma solicitação especial concedida por Agência Sanitária, pois o produto ainda não foi registrado. Entretanto a Braile Biomédica está em processo de validação do produto e, no mínimo 10 meses ainda são necessários para toda a documentação do dossiê técnico do produto ser submetido às Agências Reguladoras do Mercado.

Saiba Mais

A Braile Biomédica, empresa com sede em São José do Rio Preto-SP e conhecida mundialmente, acredita que nada resiste ao trabalho e agradece a todos que estiveram envolvidos no desenvolvimento dessa solução. Dentre eles estão: Dr. Domingo M. Braile, Rafael Braile Cunha, Glaucia Basso e equipe de pesquisa, Ana Luíza Pozzetti e equipe de suporte técnico, Vinícius Ladeia e equipe de desenvolvimento de produtos endovasculares, Dr. Diego Gaia, Dr. Honório Palma e Dr. Orcar Bernal Quiñonez, que continuam comprometidos com o desenvolvimento desses produtos inovadores.